domingo, 6 de setembro de 2009

Respeito aos cabelos brancos


Envelhecer no oriente é sinônimo de sabedoria e virtude,ao contrário do ocidente,onde limita-se a rugas e incapacidades.É comum nos depararmos com essa visão míope,que enxerga a pessoa idosa como um peso para a sociedade.
Cada vez mais envelhecer torna-se um tabu,é preciso um alerta quanto aos fatos do cotidiano,onde idosos são vítimas de atos covardes de violencia até mesmo dentro da família.Além disso existe o olhar preconceituoso do mercado de trabalho,que impõe limitações fantasiadas pela sociedade.
Esse preconceito é manifestado com demasiada frequencia e deprecia o inevitável destino de todos:sermos testemunhas do tempo.
Os idosos têm seu próprio ritmo,o que não significa falta de capacidade,a experiencia supera os limites e fala mais alto do que as rugas,a coluna mais encurvada,a visão mais embaçada e a voz mais rouca.
Cabe a cada um de nós,refletirmos que seremos idosos um dia,e que jovem todo mundo já foi.
Os olhares da sociedade não se moldaram ao que diz respeito ao envelhecimento no século XXI,a nostalgia da cadeira de balanço e as agulhas de tricô tornaram-se pequenas diante do potencial dos nossos avôs.
Os idosos merecem uma inclusão,é preciso colírio aos olhos da sociedade para assim enxergarem a capacidade e a competência que há po trás dos fios brancos de cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário